Materno Infantil

Junho 22, 2022

 

  1.  Já ouviu falar em fisioterapia materno infantil?
  2. O pavimento pélvico está preparado para receber o seu bebé?
  3. Fazer uma cesariana protege o meu pavimento pélvico?
  4. Cesariana, a porta para um amor maior
  5. Diástase abdominal…. consigo resolver o meu problema?
  6. Ter perdas de urina é normal na gravidez e / ou no pós – parto?
1 – Já ouviu falar em fisioterapia materno infantil?
 Fisioterapia Materno infantil tem vindo a ficar mais conhecida pois as mulheres durante a gravidez  preocupam-se com o seu pavimento pélvico (músculos circundantes da vagina) nomeadamente se estes estão preparados para a enorme função que terão no parto e também para os reforçar e assim prevenir possíveis dificuldades no pós parto.
A avaliação da sua Ginecologista obstetra é muito importante, mas complementar com a avaliação funcional desses músculos pela fisioterapia torna tudo mais esclarecedor no que toca ao conhecimento corporal. Transforme os seus medos do parto, de ter dor nas costas ou de ter incontinência em esperança e sorrisos.
Já ouviu falar em Fisioterapia Materno-infantil
 2 – O pavimento pélvico está preparado para receber o seu bebé?
Os músculos do pavimento pélvico são os responsáveis por suster os órgãos, como a bexiga, o útero e o intestino, mas também suportam o bebé durante a gravidez.
Se estes músculos não estiverem funcionais poderá existir maior propensão para um parto mais complicado, e para patologias ginecológicas ou urológicas no pré e pós- parto.
Como prevenção, antes de engravidar, ou após o 2º trimestre deverá avaliar se estes músculos serão capazes de manter a posição durante 9 meses, na fase expulsiva do parto e nos meses seguintes.
Está no seu 1º trimestre de gravidez
3 – Fazer uma cesariana protege o meu pavimento pélvico?
Muitas mulheres optam pela cesariana para proteger o seu pavimento pélvico.
Esta decisão pode protegê-lo na altura do parto, na expulsão do bebé. No entanto, o seu filho esteve 9 meses a fazer pressão em estruturas que estão a levar com pelo menos 5 vezes mais peso que anteriormente estavam.
Imagina-se a carregar um saco das compras durante 9 meses? Os seus braços não aguentariam, só se estivessem preparados para tal.
Isso acontece ao seu pavimento pélvico durante a gravidez, por isso tenha atenção e faça uma avaliação antes do parto para promover uma melhor recuperação do suporte do seu bebé!
4 – Cesariana, a porta para um amor maior
A cesariana é uma cirurgia na zona abdominal que “corta” diversas camadas de tecido até alcançar o bebé.
A cicatriz pode alterar o funcionamento normal da zona lombar e pélvica provocando lesões à posteriori, como por exemplo, dor lombar, dor da musculatura pélvica, alterações no ciclo urinário, entre outras. É de extrema importância uma boa hidratação e massagem da cicatriz reduzindo assim a rigidez dessa zona, prevenindo o aparecimento das lesões anteriormente mencionadas.
Não tenha medo de tocar e massajar muito bem a cicatriz.
Procure o seu fisioterapeuta de reabilitação pélvica que lhe poderá “guiar” neste novo caminho.

1

 
 5 – Diástase abdominal…. consigo resolver o meu problema?
A diástase é uma separação da linha média abdominal que geralmente acontece durante a gravidez mas também pode formar-se após esforços intensos numa postura incorreta em pessoas com fraqueza abdominal.
A fisioterapia pode ajudar na sua diminuição, caso esta separação seja inferior a 5 cm.
Os exercícios terapêuticos específicos e sob orientação, são a melhor forma de recuperar a postura corporal correta.

Fiquei com uma diástase abdominal, porquê

6 – Ter perdas de urina é normal na gravidez e / ou no pós – parto?

 perda de urina na gravidez